Dois protótipos construídos

O projeto Doogie Mouse foi iniciado no ano de 2019, como projeto final de graduação em engenharia de alunos do SENAI CIMATEC. Seguindo a metodologia alemã TheoPrax, o centro universitário propõe que seus alunos realizem o TCC, junto com o desenvolvimento de algum produto ou metodologia aplicado a um problema da indústria. Dessa forma, estudantes das Engenharias Mecânica e Controle e Automação decidiram realizar o seu projeto em parceria com o Instituto Brasileiro de Robótica (BIR), conhecido por sua atuação em P&D na área de petróleo e gás e robótica underwater.

Atendendo uma necessidade do instituto, foi proposto o desenvolvimento de uma plataforma robótica que pudesse ser utilizada em seus processos internos de capacitação e qualificação de novos recursos humanos, unindo conceitos de robótica móvel e algoritmos de busca (tópicos iniciais de inteligência artificial). A partir disso que então surgiu a ideia da construção de um robô micromouse, bastante conhecido por suas competições estudantis realizadas pelo IEEE.

Após um ano de intenso desenvolvimento e contínua interação com o instituto, o projeto culminou na elaboração de dois protótipos de robôs micromouse (ilustrado no topo da página) e um ambiente de simulação no Gazebo, conforme figura abaixo.

Dois protótipos construídos


Missão

O robô Doogie Mouse foi criado baseado na competição Micromouse. Essa disputa é um concurso anual na qual estudantes do mundo todo desenvolvem pequenos robôs autônomos, chamados micromouse, postos a correr dentro de um labirinto. Dessa forma, o micromouse que mais rápido chegar ao seu centro é o vencedor da competição.


Como ele fará isso?

O robô Doogie é composto de um sistema microprocessado compatı́vel com distribuições Linux; sensores de percepção que permitem a detecção de paredes ao redor do robô; sensores de posição para o controle dos movimentos e localização dentro do labirinto ; e atuadores para permitir a locomoção dentro do labirinto. Além disso, ele é equipado com bateria recarregável, conversor analógico/digital, multiplexador analógico, botões, LEDs e Buzzer. Nas imagens a seguir é mostrado cada elemento nos chassis superior e inferior do robô.

Dois protótipos construídos Elementos da placa (chassi) superior


Dois protótipos construídos Elementos da placa (chassi) inferior


Equipe de desenvolvimento


caio
mateus
marco
Caio Amaral Élisson Oliveira Iure Pinheiro
Desenvolvedor do projeto
Eng. Mecânico
Desenvolvedor do projeto
Eng. de Controle e Automação
Desenvolvedor do projeto
Eng. de Controle e Automação

mateus
marco
Mateus Menezes Marco Reis
Gestor e Desenvolvedor do projeto
Mestrando em Eng. Elétrica e Eng. de Controle e Automação
Orientador do projeto
Mestre em Engenharia de Produção e Eng. Eletricista.


Resumo do Projeto

  1. Categoria: Robótica móvel
  2. Prazo: 9 meses
  3. Data de início: 18/03/2019
  4. Data de término: 19/12/2019
  5. Repositório URL: doogie-wiki
  6. Sponsor: Senai CIMATEC
  7. Recursos materiais: R$ 2,421,83
  8. Apresentação URL: doogie-documentation
  9. Monografia: doogie-documentation
  10. Artigos produzidos: doogie-documentation