A inteligência artificial refere-se a inteligência humana aplicada em máquinas, partindo dessa afirmação, não podemos nos dissociar do conceito primitivo e básico de inteligência que nos convida a buscar conhecimento em uma área tão fascinante:

… do latim intelligentia, derivado das palavras inter que quer dizer ”entre” e eligere que quer dizer ”escolher”…

drawing400

“Escolher entre”

Do processo de escolha entre possibilidades, conclui-se que a inteligência parte da escolha mais adequada entre estados de um problema.

Quem faz a escolha adequada? A teoria sobre o agente.

A escolha mais adequada é feita pelo agente, agir é o centro do conceito inteligência artificial.

Agente Inteligente

drawing400

Um agente é tudo que pode ser considerado capaz de perceber o ambiente ao seu redor. A percepção é feita por meio de sensores e a interação com o ambiente é feita por meio dos atuadores.

  • Percepção : A percepção aplicada em função do agente refere-se a todas as entradas perceptivas do agente em um dado instante
  • Ambiente : Os ambientes são essencialmente os “problemas” para os quais os agentes racionais são as soluções

Alguns exemplos de agentes:

“O agente humano possui olhos, ouvidos e outros orgãos que funcionam como os sensores. As mãos, pernas, boca e outras partes do corpo servem como atuadores.”

“Um agente robótico possui câmeras e outros tipos de sensores externos que servem como sensores e vários motores que são os atuadores.”

“Um agente de sofware recebe sequência de teclas digitadas, conteúdo de arquivos e pacotes de rede como entradas sensoriais e atua exibindo algo na tela, escrevendo em arquivos ou enviando pacotes de rede.”

Os dois conceitos básicos do agente:

  • Função do agente : A função do agente especifica a ação executada pelo agente em resposta a qualquer sequência de percepções. É uma descrição matemática abstrata.

drawing400

Função do agente

  • Programa do agente : O programa do agente é uma implementação concreta executada em um sistema físico.

drawing400

Programa do agente

Para ficar mais clara a implementação do agente inteligente, é possível citar o problema de mundo simplificado do aspirador de pó

Problema de mundo simplificado

O agente inteligente aspirador de pó precisa executar a sua missão de aspirar um determinado ambiente. É possível criar inúmeras variações para esta situação. Por se tratar de um mundo simplificado, serão definidos dois quadrados A e B que representarão apenas dois ambientes. A função do aspirador é perceber em qual ambiente se encontra e se existir sujeira no quadrado, aspirar. Ele pode optar por mover-se para a esquerda, para direita, aspirar a sujeira ou não fazer nada.

drawing400

Existem 8 estados possíveis para esse problema:

drawing500

O posicionamento do aspirador em um dos 8 estados resulta em uma solução específica, de forma resumida, o aspirador percebe o ambiente através dos sensores e aspira o ambiente através dos atuadores. A sequir é possível ver um exemplo do estado 1 em que os dois ambientes estão sujos e o aspirador se encontra no primeiro ambiente:

drawing500


Conclusão

A Inteligência Computacional pode melhorar a vida do ser humano e sua relação com o planeta. Os avanços da Inteligência Computacional são cada vez mais impactantes, juntamente a outras áreas da Inteligência Artificial. A construção do conhecimento nessa área é fundamental para o avanço tecnológicoA.

Referências

NORVIG, Peter; RUSSELL, Stuart. Inteligência artificial. Editora Campus, v. 20, 2004.



Autor


amarco
Anderson Lima
Pesquisador em Robótica no Centro de Competências em Robótica e Sistemas Autônomos do Senai Cimatec. Anderson é formado em engenharia civil. Exerce atualmente a função de pai 24 horas.